No dia 04 de Junho de 2024, foi realizado em todo o país a aplicação das provas da 1ª fase- da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2024, 19ª Edição para todos os estudantes do 6º ao 9º ano. A referida Olimpíada foi criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
A olimpíada tem como objetivo melhorar a qualidade da educação básica, através do estimulo do ensino da matemática por meio de competições, identificando jovens talentos para a ciência em geral, entre alunos oriundos de escolas da rede pública federal, estadual e municipal.
Em nosso município, todos os estudantes dos Anos Finais, das escolas da rede, participaram das provas. Sendo elas:
Escola Municipal Ayrton Senna nos dois turnos de atendimento, matutino e vespertino
Escola Municipal Paulo Freire- turno matutino
Escola Municipal Mata Azul- turno vespertino.
Escola Municipal Amazonas-turno vespertino.
Só na Escola Municipal Ayrton Senna, participaram mais de 130 alunos. “Segundo o diretor da unidade, Abmael Araújo, os alunos estavam ansiosos pela prova, pois os professores de Matemática, dos Anos Finais tem trabalhado com os alunos vários exercícios que poderiam ser cobrados na prova. Bem como trabalhado Provas de OBMEP anteriores como uma forma de preparar para a referida prova”, relatou o diretor Abmael.
Vale acrescentar que essas estratégias preparatórias foram aplicadas em todas as escolas da rede.
Premiação
Como forma de incentivo a obter bons resultados nas provas, a Secretaria Municipal de Educação promoverá premiação com entrega de Medalhas e Certificados de Menção Honrosa aos alunos de cada escola da rede, que obtiverem as melhores pontuações nesta prova da 1ª fase, os quais serão classificados para participarem da 2ª fase que está marcada para acontecer no dia 19 de outubro. Essa ação tem como finalidade reconhecer o esforço, dedicação e bom desempenho dos estudantes nas provas Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC).
Já em nível nacional, a OBMEP irá distribuir 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa, aos alunos classificados na 2ª fase e serão premiados nacionalmente, convidados a participar do Para estimular cada vez mais a participação dos estudantes, a OBMEP também irá premiar alunos com melhor desempenho estadual. Pelo menos, 20,5 mil medalhas estaduais vão ser distribuídas. Importante destacar que a premiação estadual não permite acesso ao PIC